Musée d'archéologie et d'histoire de Montréal Pointe-à-Callière

Como no dia 23 chegamos já tarde no Museu de Arqueologia e de História Pointe-à-Callière, resolvemos Damien e eu ir hoje, para ter tempo suficiente para visitar todos os lugares. Assim, o museu foi o primeiro de três pontos turísticos. Ele contém desenhos, mapas, objetos, documentos... ou seja, vestígios e resquícios da história de Montréal, desde os tempos primórdios (há pontas de flecha indígenas, tecidos e peles, papéis antigos, moedas, utensílios, ferramentas). Há objetos que datam de diversos séculos atrás, além de maquetes mostrando a evolução século após século da cidade, evidenciando a mudança nas ruas, prédios, transportes, pessoas, saneamento, etc. O mais impressionante é que o museu (que na verdade é situado no subterrâneo) é, na verdade, um sítio arqueológico. Os arqueólogos e historiadores resolveram abrir o local de trabalho e compartilhar com as pessoas os achados e escavações.

Indo mais a fundo no museu, é possível ver as fundações da cidade do século 18, tubulações, túneis, estacas das antigas construções, muros e até os objetos até então enterrados no local. Há inclusive tumbas de antigos mortos!

2009/09/26 - v01 - Carroça desfilando pela cidade

Vídeo de uma das várias projeções de vídeo que havia no Museu, representando algum momento histórico. Aqui no caso é de uma cena de como era a cidade antigamente, bem como o que faziam as pessoas da época:

2009/09/26 - v02 - Musée d'archéologie et d'histoire de Montréal Pointe-à-Callière.

0 comentários: