Complexe Les Ailes + La Place Montréal Trust + Le Centre Eaton + Expo 3D.

Durante esse sábado resolvi ir até o centro da cidade andar em alguns shoppings para ver algumas coisas que estava precisando comprar, além de comparar preços, ver as promoções, etc. Cheguei um pouco apressado nos shoppings, pois geralmente fecham em torno de umas 17h no final de semana e já era mais de 15h quando saí de casa. Ao seguir pela Rue Sainte-Catherine até um dos shoppings passei por uma exposição 3D: fotografias que podem ser observadas com aqueles óculos 3D (cada lente com uma cor, geralmente verde e vermelho). Muito interessante! Pena que a câmera não consegue captar. O efeito ocorre devido à foto conter, além do preto e branco, vermelho e verde, e cada olho enxergará de acordo com a cor da respectiva lente.

A seguir, lanço um trecho de um artigo extraído do site Gostei!, da editora Abril.

Para entender um pouco como funciona o cinema 3D, coloquei abaixo os cinco passos extraidos do Jornal O Povo:

1) Capturando as imagens: são utilizadas duas câmeras, uma para capturar imagens para o olho direito e outra para o esquerdo. Quanto mais distante, mais a imagem parecerá real ou ‘fora da tela’.

2) Edição: como são utilizadas duas câmeras, o filme em 3D tem 48 quadros por segundo, o dobro utilizado nos filmes convencionais, sendo 24 visualizadas pelo olho direito e as outras 24 com o olho esquerdo.

3) Projeção: a luz do retroprojetor vai à tela em espiral e os quadros se alternam, pois uns giram para um sentido e os demais giram para um sentido contrário. Além disso, a tela é refletiva (prateada), permitindo que essa luz passe a idéia de ir além de uma tela normal.

4) Os óculos: possuem filtros de polaridade, o que permite que cada olho capte um quadro, como se cada pessoa visse a mesma coisa através de dois focos diferentes.

5) O cérebro: a distância entre os dois olhos fazem com que vejamos a mesma coisa sob ângulos diferentes. Com base nessas duas imagens vistas por cada olho, o cérebro nos engana e forma uma terceira imagem, proporcionando a profundidade da cena através da terceira dimensão.

0 comentários: