Lua

Aproveitando enquanto a neve não chega e é ainda possível ficar do lado de fora da casa, resolvi tirar fotos da Lua cheia.

A Lua cheia do fim de outubro, anunciando o Halloween.

Fotos das árvores + igreja.

Durante a manhã, tentei capturar imagens das árvores da rua Jean-Brillant onde moro perdendo as folhas e também as cores, desbotando para amarelo, vermelho e laranja:

Um lado...
... e outro da rua. Já é difícil achar árvores com muitas folhas.

Ao voltar para casa, resolvi tirar um cochilo, pois virei a madrugada terminando um relatório a ser entregue. Para minha surpresa, ao acordar por volta das 17 h, não estava apenas chovendo (já que o dia passou nublado e escuro)... estava NEVANDO! Mas... em pleno outono! E nem metade do outono é ainda! Durou apenas algumas horas... foi apenas um caso isolado da natureza.

À tarde, fui em uma parte da cidade chamada Plateau-Mont-Royal, ao pé do Monte Real (Montréal ou Mont Royal), para conferir as roupas em uma loja chamada L'Aubainerie. Na volta da loja, fotografei mais dois pontos típicos daqui:

Sanctuaire du Saint-Sacrement.
La Bibliothèque du Plateau-Mont-Royal.

Neve... em pleno outono?!

Ao sair da universidade, resolvi tirar uma foto da área verde ao redor da estação de metrô Université de Montréal, enquanto as árvores ainda tinham folhas (verdes, amarelas, vermelhas, laranjas...):

Área verde na Av. Édouard Mont-Petit, fora da estação Université de Montréal.

Ao voltar para casa, resolvi tirar um cochilo, pois virei a madrugada terminando um relatório a ser entregue. Para minha surpresa, ao acordar por volta das 17 h, não estava apenas chovendo (já que o dia passou nublado e escuro)... estava NEVANDO! Mas... em pleno outono! E nem metade do outono é ainda! Durou apenas algumas horas... foi apenas um caso isolado da natureza.

2009-10-22 - Neve em Montréal, em pleno outono?!? Será possível???

É claro que depois da neve resolvi sair de casa para dar uma olhada na rua e na reação das pessoas. E também para ver se estava assim tããão frio. Frio estava, mas nada absurdo. Ainda...

A neve que acumulou em um dos carros da rua.

Centre-ville + esquilo + pássaros

Logo cedo já vi um esquilo se equilibrando na cerca que divide os quintais duas casas:

Esquilo se equilibrando na cerca.

Além disso, como o tempo do outono ainda está colaborando, resolvi filmar uma árvore que estava "infestada" de pássaros "cantando" e piando:

2009-10-20 - Pássaros na árvore no outono.

No meio da tarde, resolvi ir até o centro da cidade ver se conseguia encontrar um mouse barato para o computador e resolvi dar uma andada pela rue Ste-Catherine.

O Shopping Carrefour Industrielle-Alliance, na rue Ste-Catherine.

Fotos de esquilo + Université de Montréal + École Polytechnique de Montréal

Durante o dia consegui tirar fotos de algumas árvores num dia ensolarado e aberto, e não muito frio.

À noite, após sair da aula, agora com a ajuda do meu tripé resolvi repetir as fotos da Université de Montréal e da École Polytechnique de Montréal:

Torre da UdeM; à esquerda, no fundo, o Oratoire St-Joseph.

Esquilo no fio

Em uma das minhas e vindas da cozinha, peguei esse esquilo perambulando por um cabo que passa entre as casas.

O esquilo passeando pelo fio.

Confit de canard

À noite um pessoal da Poly que conheci me chamou para sair e eles resolveram ir num restaurante chamado "Confusion Tapas du Monde", na rua St-Denis... o plano original era fazer um passeio de pRobe, econômico (comer poutine e pagar uns 10 $ no máximo). Bom, o restaurante não era nada da tão glamouroso mas ainda assim os preços davam até pedra no rim de tão salgados. Resolvi pedir então um "confit de canard", só sabendo que 'canard' é "pato" em francês. Só depois quando pesquisei que descobri que as 2 coxas de pato que vieram no prato eram o "guizado de pato" que eu tinha pedido...

O pessoal da Poly e HEC (École des Hautes Études Commerciales).

Na volta para casa, conferi a noite de -2 ºC...

fotos noturnas: Collège Notre-Dame + L'Oratoire Saint-Joseph

Resolvi tirar fotos à noite dos pontos turísticos próximos à casa: o Colégio Notre-Dame e o Oratório São José. Com o tripé fica muito mais fácil tirar fotos! E melhor!

Collège Notre-Dame
L'Oratoire St-Joseph

Bom, consegui finalmente atualizar o blog com algumas fotos! Por enquanto, sem maiores trapalhadas! Talvez o fato de que semana passada fui duas vezes em estações diferentes do metrô para vender meu MP3 Player e levei um cano da pretensa compradora...

Assim que puder, colocarei alguns vídeos aqui das visitas!

Fotos de igrejas

Não é à toa que Montréal também é conhecida como 'cidade das igrejas'... no caminho para uma loja de toner e cartuchos de tinta na rue Centre, encontrei mais algumas e resolvi tirar mais fotos:

L'Église Saint-Gabriel
Paroisse Saint-Charles

A bufunfa do aluguel

Mal saquei o dinheiro do aluguel no banco e já tive que repassá-lo para a dona da casa, para o pagamento do aluguel do mês... porém, já que não consegui ficar com o dinheiro, pelo menos com a foto eu fiquei!

As notas de 20 do dólar canadense.