Bom, a história toda começou aqui. Hoje foi o embarque para Montréal/QC, Canadá, onde terei de ficar 1 ano estudando como intercambista na École Polytechnique Montréal, mantida pela Université de Montréal. O horário do vôo 091 era 20h (horário de Brasília, GMT -3), com destino a Toronto/ON por um Boeing 767, onde fiz uma conexão para Montréal pela Air Canada.

A despedida de meus pais foi muito dolorosa, pois ficarei muito tempo sem vê-los novamente, a não ser por fotos. Mas é uma coisa que foi necessária e que, logo em breve, verei-os novamente. Para variar, já comecei bem a viagem, pois logo após me despedir deles, entrei no acesso errado ao portão de embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Governador André Franco Montoro): o meu embarque era no portão 26, mas acabei entrando no acesso aos vôos domésticos. Já começaram aí as minhas usuais trapalhadas.

Depois, acertada a entrada para o portão de embarque, passei pelo detector de metais da Polícia Federal do Brasil, verificaram meus documentos e me liberaram para seguir em frente. Chegando ao lounge dos portões de embarque da asa D do aeroporto, tirei algumas fotos dos aviões estacionados (já que até então nunca havia estado tão perto de um avião de grande porte), passei no balcão da Air Canada no portão 26 para obter meu assento no avião e fui informado de que não havia mais assentos disponíveis na janela (e antes disso eu já havia pedido um assento na janela ao retirar minha passagem no balcão da companhia aérea). Pois bem, peguei o assento que me deram (corredor, pra piorar a situação) e entrei na plataforma de acesso, filmando o exterior do aeroporto.

2009-08-16 - v01 - Entrada no Boieng 767 em Guarulhos

Entrando no avião, a tripulação indicou meu assento. Como a primeira seção do avião que temos acesso é a classe executiva, fiquei impressionado com o conforto e comodidade oferecidos: cada passageiro se situava em um “cômodo” exclusivo, em uma espécie de “compartimento particular”, com tudo ao seu dispor. Só faltava serviço de massagem, acupuntura e afins. Ao passar pela classe executiva encontrei a classe econômica que eu ficaria, junto com as gaiolas, bagagens, bem colado ao trem de pouso, no porão do avião. Não, exagero meu. Até que não era tão ruim assim, é como um ônibus interestadual, como Cometa, etc. A diferença é que ao invés de se ter 2 pares de poltronas, uma em cada lado, tem 1 par de poltronas de cada lado do avião e mais um trio de poltronas no meio. E seria na extremidade de um desses trios de poltronas que eu me sentaria. Seria um longa viagem.

Esquema do Boeing 767
2009-08-16 - v02 - Classe executiva do Boeing 767
2009-08-16 - v03 - Classe econômica - 1
2009-08-16 - v04 - Classe econômica - 2

Coloquei minha mochilona no compartimento superior de bagagem, fechei-o e sentei em meu assento. Ao visualizar a poltrona da frente, percebi que o avião é dotado de um sistema de entretenimento a bordo: a parte traseira do encosto da poltrona à frente possui uma tela tipo ‘touch-screen’, na qual você pode selecionar filmes, desenhos, músicas, seriados, novelas, mapas, etc. Tudo para garantir uma viagem menos terrível. Além disso, percebi que havia disponível uma tomada 110-220 V, que eu poderia utilizar para ligar o carregador de bateria de meu laptop, o que me traria um pouco mais de conforto durante a viagem.

Entretenimento a bordo

Assim, levantei-me, peguei minha mochila e trouxe para o assento, para uso posterior. Ao pegar o pequeno travesseiro que está disponível para todo passageiro, percebi que estava com umas manchas parecidas com sangue. Sinal de que a Al-Qaeda já havia passado por ali. De imediato já aproveitei, joguei pra longe e peguei o que estava ao meu lado.

Alguns minutos depois, um membro da tripulação do avião chamou pelo meu nome e veio até minha poltrona. Já vi a encrenca acontecendo. Sabia que me confundiriam com um terrorista. Bem, ele me explicou que haviam me dado a poltrona errada, que estava marcada para um passageiro com o sobrenome SANTANA e que haviam confundido com o meu sobrenome, SANTOS. Passou perto. Aí ele me entregou o comprovante correto de meu assento. Aí sim fui para uma janela, bem em cima da asa direita do avião, como pode ser ver nas fotos.

Acomodei-me no lugar, tirei algumas fotos da janela, ouvi o comandante dando alguns avisos e me preparei para a decolagem, assim como os outros passageiros. Assim que o avião começou a taxiar pela pista, comecei a filmar com minha câmera fotográfica. Após alguns minutos, manobras e enrolação, o avião estava posicionado na pista de decolagem. Dava até pra ouvir alguns barulhos de engrenagens e mecanismos que estavam sendo acionados no momento, muito parecidos com o barulho de uma troca de marcha em um ônibus.

Fotos...
...da asa direita.

Avião na posição, passageiros e tripulação preparadas, as turbinas são acionadas (gerando um ruído muito intenso) e o avião começa a se deslocar rapidamente pela pista, ganhando velocidade. Aí que então os flaps e alerons do avião são movimentados e este perde contato com o solo. A decolagem então é realizada, sem grandes incômodos. A única coisa que incomoda (pouco) é a sensação de aceleração, como se eu estivesse em um elevador muito rápido, com meu peso aumentando rapidamente, espremendo-me contra o chão. Mas, fora isso, foi tudo bem. Durante o vôo, tirei diversas fotos das cidades embaixo, apenas com minúsculos pontos de luz, começando a ficar difícil de enxergar. A informação era de que a altitude a ser mantida seria em torno de 9000 pés. Se houve alguma turbulência durante o percurso, foi menos perceptível que ao andar de carro pelas ruas e passar em cima dos muitos buracos no asfalto. Em termos de tranqüilidade, é muito mais calmo viajar de avião do que de carro: há menos trepidações, balanço, desconforto, etc. Nem enjôo senti, talvez pela experiência de já viajar pra lá e pra cá em ônibus desconfortáveis. Apenas a pergunta ficou na minha cabeça: “e se uma turbina parar? não tem nada aqui embaixo pra segurar o avião... ele pode cair que nem uma mosca...”.

2009-08-16 - v05 - Partida do avião
2009-08-16 - v06 - Decolagem
2009-08-16 - v07 - Durante o voo - 1
2009-08-16 - v08 - Durante o voo - 2
Cidades do Brasil lá em baixo...