Le Jardin Botanique + l'Inséctarium

Ao sair da torre, fomos para o Jardim Botânico, que fica ao lado. Lá, também visitamos o "insetário", com amostras e espécimes vivos de vários cantos do mundo.

Esquilo que conseguimos fotografar bem de perto (coisa rara!).
Mariposa do filme 'O silêncio dos inocentes'.

L'Observatoire da la Tour de Montréal

Saindo da Biosfera, resolvemos ir até a torre de Montréal, da qual há um observatório no topo, no qual se chega através de um elevador panorâmico, com vista para a maior parte da cidade. Nas fotos pode-se ver a Biosfera abaixo, de forma arredondada, e a torre de Montréal. Atrás de ambos, o centro de eventos (antes, um estádio). Ambos ficam no Parque Olímpico de Montréal.

2009/09/26 - v07 - Observatoire de la Tour de Montréal
2009/09/26 - v08 - Vista do alto

Biodôme

Depois de visitar o museu Pointe-à-Callière, fomos até o Biodôme, um museu natural com animais e vegetação de diversas partes do mundo. Como o caminho é no meio do ambiente, não há nada que impeça alguns animais (como macacos ou aves) de chegarem até os visitantes! O primeiro ambiente é uma reprodução da mata brasileira, com araras e micos-leão-dourado!

2009/09/26 - v03 - Reprodução de uma floresta tropical em pleno ambiente fechado.
2009/09/26 - v04 - O mico-leão dourado.
2009/09/26 - v05 - Peixes da Amazônia.
2009/09/26 - v06 - Aquário.

Musée d'archéologie et d'histoire de Montréal Pointe-à-Callière

Como no dia 23 chegamos já tarde no Museu de Arqueologia e de História Pointe-à-Callière, resolvemos Damien e eu ir hoje, para ter tempo suficiente para visitar todos os lugares. Assim, o museu foi o primeiro de três pontos turísticos. Ele contém desenhos, mapas, objetos, documentos... ou seja, vestígios e resquícios da história de Montréal, desde os tempos primórdios (há pontas de flecha indígenas, tecidos e peles, papéis antigos, moedas, utensílios, ferramentas). Há objetos que datam de diversos séculos atrás, além de maquetes mostrando a evolução século após século da cidade, evidenciando a mudança nas ruas, prédios, transportes, pessoas, saneamento, etc. O mais impressionante é que o museu (que na verdade é situado no subterrâneo) é, na verdade, um sítio arqueológico. Os arqueólogos e historiadores resolveram abrir o local de trabalho e compartilhar com as pessoas os achados e escavações.

Indo mais a fundo no museu, é possível ver as fundações da cidade do século 18, tubulações, túneis, estacas das antigas construções, muros e até os objetos até então enterrados no local. Há inclusive tumbas de antigos mortos!

2009/09/26 - v01 - Carroça desfilando pela cidade

Vídeo de uma das várias projeções de vídeo que havia no Museu, representando algum momento histórico. Aqui no caso é de uma cena de como era a cidade antigamente, bem como o que faziam as pessoas da época:

2009/09/26 - v02 - Musée d'archéologie et d'histoire de Montréal Pointe-à-Callière.